11 Respostas para “Como fazer pipa bonita

  1. Vejo que vocês apenas conhecem a pipa comum de caça. Seria bom vocês pesquisarem o passado e saber o que são os verdadeiros “quadrados” e as “barracas”, as pipas orientais tri-dimensionais em formato de peixes e dragões, quadrado estrela, quadrado lata e etc…. além da capucheta de jornal, com rabo e sem rabo, as arraias e os peixinhos. Me desculpe por comentar, mas vocês estão muito limitados quando a formatos, há uma grande variedade de papéis, mas os formatos do verdadeiro quadrado ou pipa ou pandorga, deixa muito a desejar. Esse tipo de pipa que vocês produzem (que é o verdadeiro caça) mais o cerol acabou com a nossa arte de fazer subir o mais pesado que o ar feito de varetas e papel, no meu tempo as barracas tinha rabo de pano e eram empinadas com cordonê. O cerol expulsou os verdadeiro artistas do céu. Abraços

    • Manuel, você se deu ao trabalho de navegar por outras páginas do Blog, ou fez esse comentário baseado em apenas uma página que você viu?

      No Blog tem pipas de todo jeito, formatos, pesos e medidas!

      O seu saudosismo tende a culpar o cerol por acabar com as pipas antigas, mas de tão desinformado não sabe que ainda existem festivais e regiões que empinam essas pipas!

    • Concordo com o Manuel. O que a gente vê hoje em dia é apenas a Maranhão, a Cafifa, a Arraia… Carrapeta, Pião, Japonesa… É tudo variante da Maranhão. Quando eu era criança, rs, há uns 35 anos atrás, via pipas que nunca mais vi nos céus do Brasil… Tinha uma pipa que era apenas um “X”, duas varetas cruzadas num retângulo que devia ter 25 cms por 50… E como conseguiam envergar com facilidade essa pipa… Tinha outra, pequena, em forma de hexágono, que também fazia muito sucesso… Todas sumiram.

      • Andre essas pipas ainda existem na Bahia, lá eles chamam de ARRAIA! As vezes os costumes se tornam regionais, ainda estão lá enraizados, basta apenas procurar! O costume aqui na Penha, zona leste de SP desde a decada de 90 sempre foi pipa tipo maranhão, essa pipa fez parte da minha infância e me traz boas lembranças

Dê sua opinião, faça sua pergunta, deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s